quinta-feira, 18 de outubro de 2012


HIPNOTERAPIA

Como funciona uma sessão com hipnose?

A Hipnoterapia é um processo terapêutico pelo qual o profissional utiliza-se da hipnose como um meio de comunicação direto com a mente subconsciente do cliente.
Profissionai de areas diferentes podem fazer uso das técnicas da hipnose para máximizar os resultados no seu trabalho.
Como Coach, utilizo várias vezes a hipnose em processo de mudanças de comportamentos e hábitos, alcance de alta performance e em todos os casos que exijam uma mudança de programação mental.
Podemos também recorrer a esta técnica para melhorar auto-estima, diminuição do stress, ansiedade, depressão, gestão de peso, parar de fumar, alivio da dor, entre outros.
Quando praticada por um profissional responsável, é completamente segura e normalmente apresenta 93% de eficácia após 6 sessões.

Leia abaixo como acontece o processo de atendimento de um cliente, do início ao fim de uma sessão com hipnose ou do tratamento em si.

1ª Etapa: Entrevista
Na primeira sessão é feita uma pequena investigação do problema do cliente, ou seja o hipnoterapeuta irá buscar identificar as possíveis causas que levaram ao desenvolvimento do problema ou dificuldade. Isso é feito a partir de uma entrevista na qual serão recolhidas todas as informações necessárias para o tratamento.. A partir destas informações o terapeuta organiza toda a estrutura do tratamento e elabora a sessão, que será feita sob medida para cada cliente.
Depois de estabelecidos os objectivos terapêuticos, as dúvidas relacionadas à hipnose são esclarecidas e o cliente poderá experimentar a maravilhosa sensação de entrar em um transe hipnótico.
Algumas pessoas terão mais facilidade em entrar em transe e outras terão que aprender. Nesta etapa o hipnoterapeuta poderá fazer alguns testes ou exercícios com o objetivo de ensinar a mente do cliente a entrar mais facilmente em estado terapeutico de hipnose.

2ª Etapa: Indução ao Relaxamento
Em sessão, o cliente irá recostar ou  deitar confortavelmente, fechando os olhos, passando por um relaxamento em que há uma sensação de paz, calma e tranquilidade. Baixa-se a frequência mental, fixando-se um nível que chamamos de sono terapêutico
Este é um procedimento  flexível, em que a história pessoal do cliente determina uma individualização do processo.
Existem duas grandes vantagens nesta etapa do relaxamento: a primeira é que, ao relaxar, a pessoa pode começar a ver e a entender de forma cada vez mais clara os seus problemas ou a situação em causa.
A segunda vantagem é ser uma preparação para o estado mais profundo de transe.

3ª Etapa: Aprofundamento
O processo de aprofundamento do relaxamento irá conduzir a um transe mais profundo onde será deixado de lado o filtro crítico da mente consciente. Uma vez que este estado é alcançado conseguimos a comunicação direta com a mente inconsciente. Este fator é muito importante, porque o aspecto principal da hipnose é exatamente conseguir que a mente inconsciente aceite e concorde com as mudanças que serão propostas.
A mente fica mais tranquila e permite observar os assuntos em questão com uma nova visão. Existem vários níveis de transe, quando necessário a condução pode ser feita até o estado de analgesia e de anestesia, como por exemplo nos casos de alívio da dor ou preparação para intervenções médicas e cirúrgicas. Na maior parte das vezes um nível leve de transe é mais do que suficiente para obter os resultados desejados.
Este tempo em que o cliente permanece em treanse/sono terapêutico equivale a 8 horas de sono fisiológico, tamanha a profundidade do relaxamento.

4ª Etapa: Sugestões
Quando o cliente estiver em estado de transe inicia-se a  terapia, chegou a hora de trabalhar a questão que motivou a sessão. Novas ideias e “sugestões”, combinadas antes de iniciar a hipnose, são dirigidas directamente ao inconsciente com o objectivo de efectuar as mudanças pretendidas. Durante o transe hipnótico, o cliente ficará consciente e ouvirá tudo que for dito e as sessões podem ser gravadas.
Também será ensinada a auto-hipnose para a prática e treino individual fora da consulta.
5ª Etapa: Saída do transe
Ao final do trabalho, o cliente é tirado do estado de transe e retorna ao seu estado normal, qualquer sugestão utilizada para produzir o estado hipnótico será removida.
Segue-se com uma conversa final e término da sessão.

A média de tempo de uma sessão é de aproximadamente 1h dependendo das técnicas utilizadas. O ideal é que as sessões sejam semanais, pois a sessão anterior beneficia o andamento da seguinte, assim sendo, se o intervalo é maior pode ser necessário maior esforço para se obter o mesmo resultado.
Os resultados são relativos para cada cliente, mas na maior parte das vezes são percebidos a partir da primeira sessão.
Experimente!

Muito sucesso,
Cris Carvalho

Sem comentários:

Enviar um comentário