segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Teste e Definição de "Objectivos com Sucesso" (1ª Parte)

(Veja neste link o video sobre este tema)

Como saber se o seu objectivo é um “objectivo com sucesso”

Quando define um objectivo ele tem que apresentar todas as características que garantem que o seu objectivo poderá ser alcançado. Deve ser forte e estimulante o suficiente para arranca-la(o) da cama de manhã com um grande sorriso no rosto e uma enorme vontade de ser tudo aquilo que merece ser. Tem que valer a pena!
Os seus objectivos devem expressar a sua essência e os seus valores, ou então, para que irá querer realizá-lo?

Existem sete princípios a serem considerados que tornam as suas metas e os seus objectivos mais realistas, atingíveis e motivantes.
Estes princípios aplicam-se aos seus objectivos pessoais e profissionais e também em metas de uma empresa e de um grupo.

Passar os seus objectivos pelo “Teste do Objectivo com Sucesso”, ajudará a ter a certeza de que realmente será possível concretiza-lo e isso aumentará significativamente a sua confiança. Além disso, ao longo do teste irá com certeza organizar melhor as suas ideias e até encontrar soluções e caminhos novos.
Se o seu objectivo falhar em algum dos 7 princípios, deverá perceber se ainda é possível completar este aspecto ou se realmente deverá abandonar esta meta.


1. O objectivo deve ser expresso de forma positiva

Os seus objectivos são o seu destino/Estado Desejado, e indicam a direcção para onde se deve movimentar. Um objectivo positivo pode ser muito revigorante e motivador. O seu objectivo quando bem formulado pode passar a ser a sua principal razão para se levantar da cama de manhã.
“Objectivo expresso de forma positiva” não tem nada a ver com pensamento positivo ou com “positivo” no sentido do que é bom para si.
Aqui, positivo significa “em direcção àquilo que quer” ao contrário de “se afastar daquilo que quer evitar”.
Diga o que quer e não o que não quer.


2. O objectivo deve ser específico

Torne os seus objectivos desafiantes e realistas: quando, onde, como e com quem o deseja?


3. Influencie os resultados directamente

O seu objectivo deve estar sob o seu controle directo, seja proactivo e entre em acção. Certamente outras pessoas poderão ajudar, mas terá que pedir apoio e acompanhar a execução e o processo. Alguns objectivos estarão 100% sob a sua responsabilidade, outros menos. Repare que quanto maior responsabilidade assumir pelos seus resultados, maior a probabilidade de sucesso.


4. Meça o seu progresso

É importante observar o progresso e saber se está no caminho certo. Decida como obterá evidência e feedback pela sua evolução.
O seu objectivo deve ter um prazo, e deve também estipular uma data limite para que possa ser capaz de monitorar o processo de evolução continuamente. Deverá ter toda atenção em avaliar os seus avanços para ter a certeza de que está a se aproximar da sua meta.

Observe como o seu objectivo cumpre estes 4 primeiros princípios e acompanhe a 2ª parte deste processo dia 08 de Novembro!
Apresentarei os 3 últimos princípios e darei todas as dicas de utilização e aplicação deste teste.

Enquanto isso veja e reveja o vídeo deste tema (neste link).
Envie as suas dúvidas e perguntas para sejamuitomais@criscarvalho.com.

Muito sucesso,
Cris Carvalho

3 comentários:

  1. Oi Chris
    Que bom encontrar-te aqui no Fabcebook com uma imagem fantástica a ensinar objectivos de sucesso. Também estou a fazer um trabalho interessante no coaching, graças a você. Obrigada.

    ResponderEliminar
  2. ola

    boa tarde


    so uma espectadora assidua, mas contudo na penultima emissao, esqueceram-se de enumerar os umtimos 3 objectivos dos 7 prometidos..

    podem enuncia-los todos??


    beijinhos e parabens pelo sua rubrica.

    muito clara, lucida, pratica,

    parabens

    ResponderEliminar
  3. Olá,
    Obrigada pelo seu comentário, muito bem observado.
    Amanhã, segunda-feira dia 08 de Novembro, farei uma revisão daquilo que foi apresentado até o momento e irei concluir esta ferramenta com os 3 últimos princípios. Além disso poderá perceber ainda melhor como e onde poderá ser aplicada.
    Conto consigo,
    Cris

    ResponderEliminar