segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Definir objectivos com a “Roda da Vida”

(reveja o video desta rubrica neste link)

Ao ter feito o seu exercício de auto-avaliação (rubrica anterior), provavelmente os seus sentimentos e emoções indicaram que algo precisa ser feito, a partir daí surge a vontade de entrar em acção.
Devemos agir baseados nesta vontade de querer realizar mais, “viver mais” e ser muito mais. Mas como? Como exactamente se define objectivos? Como as pessoas bem sucedidas elaboram as suas metas?

No processo de Coaching o ponto de partida é o momento presente, ao qual chamamos de Estado Actual, e aos nossos objectivos chamamos de Estado Desejado, representa a meta que queremos atingir.
Lembre-se desta regra: Estado Actual/ Estado Desejado, é uma boa fórmula para começar a treinar a sua mente para que seja mais focada em soluções.

O Estado Actual indica o momento presente, e o Estado Desejado indica onde quer estar no futuro; seja um futuro próximo ou mais distante. Esta regra é a base por onde começamos a construir um processo de Coaching e de alcance de metas, irá facilitar bastante a elaboração dos seus objectivos.
Acredito que o contrário de estabelecer metas é pensar em problemas. Quem não tem metas ou objectivos terá a sua mente em constante busca por algo que esteja mal.

Existe uma ferramenta fantástica que nos ajuda a encontrar o nosso estado actual e começar a definir o estado desejado, ou seja, os nossos objectivos.
Chama-se Roda da Vida, ajuda-nos a olhar para as diferentes áreas da nossa vida e avaliar qual a nossa percentagem de satisfação com cada uma delas, neste momento. Depois de perceber claramente o momento em que se encontra, a Roda indicará o seu potencial de crescimento e os objectivos que deverá alcançar para conquistar ainda maior realização.
No gráfico da Roda da Vida, encontrará 8 divisões: Ambiente Físico, Saúde, Carreira, Desenvolvimento Pessoal, Relacionamentos, Romance, Finanças e, Lazer e Divertimento.

Nesta primeira fase, irá utilizar a Roda em três etapas:


  1. Preencher a Roda e encontrar o seu Estado Actual;

  2. Definir pelo menos 3 objectivos para cada área;

  3. Escolher 2 áreas para começar a desenvolver. Escolha as duas que irão fazer a maior diferença neste momento da sua Vida.


Acompanhe a apresentação e o passo-a-passo desta ferramenta na rubrica “Seja Muito Mais” nº2!
Solicite por e-mail o envio gratuito da sua Roda da Vida com explicações, e comece já a definir os seus objectivos.


SEJA MUITO MAIS!
Até a próxima e muito sucesso,
Cris

Sem comentários:

Enviar um comentário