segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

RACIONAL X EMOCIONAL, quem manda mais?


Imagina um grupo de 100 profissionais que falharam: 100 líderes de empresas ou 100 médicos por exemplo.
Foi feito um estudo que revelou que 13 destes líderes ou médicos fracassaram por falta de habilidade técnica e cognitiva, por falta de conhecimento.
Os outros 87 profissionais, fracassaram por falta de auto controle emocional. Por falta de auto confiança, falta de optimismo, falta de determinação… por falta de força para superar os seus limites e os obstáculos.

Ou seja, apenas 13% das pessoas fracassam porque não sabiam ou porque não tinham conhecimento. E 87% fracassam por falta de competência emocional, por falta de inteligência emocional, falta de auto controle.

Considera-se uma pessoa mais emocional ou mais racional?
Como usa essas competências?

Saiba que tudo isso acontece no cérebro!
O lado esquerdo do cérebro é responsável pelo racional, é ele que aprende, que pensa e que raciocina. O lado direito é responsável pelo aspecto emocional.
Se existem vantagens e desvantagens em ser mais racional ou mais emocional?
Agora vai perceber ainda mais sobre a importancia de equilibrar o lado esquerdo e o lado direito do cérebro, e conseguir maior harmonia entre a razão e a emoção!


Partilha de um facto: nos últimos anos as grandes empresas têm ido às Universidades em busca de jovens talentos, de alunos de destaque. Aparentemente profissionais inteligentíssimos, que mais tarde, quando iniciam o sua carreira dentro da empresa, acabam por falhar na primeira situação de pressão emocional! Por que?????
Conclusão: o lado racional sempre foi o mais estimulado, está na hora de desenvolver mais as competências emocionais, e equilibrar os dois lados.


Características de uma pessoa com a tendência para ser mais racional ou mais emocional

Provavelmente conhece alguém que é muito esperto e sabe de tudo um pouco. Tem a sua opinião sobre algum assunto muito bem fundamentada e comprovada, muitas vezes tem as suas próprias conclusões, estatísticas, estudos e soluções. Pode até já ter elaborado planos de acção e estratégias…mas nunca entra em acção, nunca faz nada! Essa é uma pessoa com tendência para usar mais o lado racional.
Provavelmente também conhece alguém muito entusiasmado, cheio de energia, sempre com novas ideias, impulsivo e disperso, um furacão de motivação e de vontade…mas totalmente desorganizado e sem direcção. Essa é uma pessoa com tendência para usar mais o lado emocional.


Tudo isso acontece no cérebro

O lado esquerdo do cérebro é responsável pelo racional, é ele que aprende, que pensa e que raciocina. O lado direito é responsável pelo aspecto emocional.
O lado esquerdo é o lado mais limitado, é limitado pelo que entende e pelo que pensa. É o lado que tem sido mais estimulado, o lado racional e intelectual.
O direito não tem limites, é o emocional, se constrói com o poder das emoções. Pode estar fora de controlo, mas ele expande cada vez que você sonha.
Para aprender a programar o seu cérebro para o sucesso, você precisa aprender a utilizar o potencial do lado direito, o poder do lado emocional. Auto controle emocional é o factor decisivo de sucesso.

Imagina uma carruagem que esta a ser puxada por dois cavalos, os dois cavalos devem andar na mesma direcção, ou então a carruagem sofrera um desvio. A mesma situação acontece com o seu cérebro, os dois lados do cérebro devem puxar a sua 'carruagem' com a mesma forca e na mesma direcção. Se um dos lados estiver mais forte, certamente será difícil de seguir em uma só direcção. Quando consegue manter o equilíbrio entre o emocional e o racional, consegue mais facilmente alcançar as suas metas e sonhos.
Você tem que assumir o controle e domar o seu cérebro!
O seu cérebro pode ser o seu maior aliado na conquista dos seus objectivos, mas pode estar fora de controle, e terá que aprender a doma-lo.
E pode ser tão fácil, você só tem que ensinar ao seu cérebro quem é que está no comando e dar as coordenadas correctas. Programa-lo mais eficazmente de acordo com aquilo que quer ter, ser ou fazer.

Todo trabalho com PNL busca esse equilíbrio.

Você também pode aprender as técnicas e ferramentas da PNL participando dos cursos que temos preparados para si. Consulte a nossa agenda.

Muito sucesso,
Cris

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Sintonia e capacidade de encantar - 1ª Parte

A essência da comunicação bem-sucedida.

Como consegue gostar instantaneamente de algumas pessoas que encontra – enquanto que de outras, deseja que desapareçam o mais rápido possível?
Por que consegue falar com algumas pessoas durante horas e parecer apenas minutos? Que diferença pode fazer sentir-se confortável e apreciado por alguém, mesmo se esta pessoa discordar daquilo que disse?

O que aconteceu quando alguém não resistiu em dizer: “Gostei de si desde o primeiro momento!”
Será que poderá existir um talento mágico que permite obter, repetidamente, respostas como esta dos seus clientes ou de pessoas que acabou de conhecer?
Não é um talento mágico, é simplesmente a capacidade de conseguir sintonia, construir um nível de identificação e confiança tão profundos que a pessoa sente-se verdadeiramente ouvida e experimenta uma sensação de segurança.

Ser capaz de criar esta sintonia e gerar esta ligação, é um dos processos que está na base da PNL (Programação Neuro Linguística) e o mais importante mecanismo em qualquer comunicação.
Se já leu artigos sobre o início da PNL, recordará que a PNL começou com o estudo de excelentes comunicadores. (leia mais sobre PNL neste link)

Com certeza o factor fundamental para o sucesso é a capacidade de comunicação.

Saber conquistar a atenção e a confiança do outro é um pré-requisito para a comunicação efectiva, quer seja em negociação, aconselhamento, Coaching, vida pessoal, vida profissional... em qualquer situação, e com qualquer pessoa.

A partir de segunda-feira dia 17 de Janeiro (das 19hs ás 20hs na Sic Mulher), poderá acompanhar as primeiras dicas que ajudarão a optimizar as suas capacidades de comunicação.
Com isso, será capaz de melhorar a qualidade de todos os seus relacionamentos e conseguir mais harmonia com maior entendimento e respeito.

Até lá,
Cris

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Crie Tempo para tudo!

Os ponteiros do Relógio do Tempo estão se movendo rapidamente!

Imploramos, “Volte atrás, Tempo, volte atrás”, mas o Tempo não nos ouve.
E já é mais tarde do que imaginava!

Daí a sabia gestão do Tempo ser um princípio de importância essencial na busca da realização pessoal e profissional.
O ponto de partida para uma melhor gestão do seu Tempo é a plena consciência do seu momento actual, motivação, e uma grande vontade de fazer mais, ser mais e viver mais!
Deverá assumir a responsabilidade pelo uso ainda mais eficaz do seu tempo e em simultâneo, ensinar as outras pessoas a respeitarem a sua decisão.

Comece por responder algumas perguntas e vá escrevendo o que a(o) motiva:

- O que faria se tivesse mais tempo? Exactamente para que precisa de mais tempo?
- O que ganharia se tivesse tempo para fazer tudo o que quer fazer?
- O que uma agenda bem organizada e equilibrada poderá lhe trazer?
- Como seria a sua semana ideal?
- Para quais áreas da sua vida gostaria de criar mais tempo?
- O que a(o) impede de ter tempo para o que é importante para si?

Uma boa gestão do Tempo é um meio poderoso pelo qual pode exercitar o direito inerente de manter total controlo sobre a sua vida.
Se decididamente quer se responsabilizar pelo que está a acontecer em sua vida e começar a viver como deseja, continue lendo esse artigo e acompanhe a rubrica “Seja Muito Mais” da próxima segunda-feira dia 10 de Janeiro, no programa Mais Mulher da Sic Mulher. Se prefere que os outros continuem a usar e abusar do seu Tempo, pare por aqui.

É essencial reconhecer como a sua gestão do tempo pode trazer paz de espírito e satisfação, ou stress e frustrações para os seus dias. O uso que faz de sua cota de Tempo dirá de que lado está.

Lembre que na verdade ninguém “gere” o tempo, o foco deve estar em saber gerir a sua energia, a sua dedicação e esforço.
Aquilo a que chamamos gestão do tempo não é mais do que ter plena consciência do seu momento actual, e saber decidir colocar mais energia onde é mais importante e menos energia onde é menos importante.
A gestão eficaz do tempo muda de pessoa para pessoa, depende das características pessoais de cada um, e das necessidades de cada fase da Vida.


Na segunda-feira que vem, vou sugerir uma estrutura de base para começar a criar Tempo para tudo. Repito, é somente uma base onde começará a construir a sua vida ideal. Poderá fazer os ajustes que julgar necessários até atingir aquilo que for o melhor para si a cada momento. Seja flexível e esteja de mente aberta!
Anime-se e tome posse da sua Vida enquanto ainda tem Tempo suficiente para tornar-se a pessoa que gostaria de ser.
Decida assumir o controlo do seu tempo e geri-lo de forma a começar a criar o ano de 2011 da maneira que quer viver.

Espero por si,
Cris

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Características de uma pessoa motivada

A motivação é absolutamente necessária se quiser realizar o seu objectivo.
Motivação é a força interior que dá início a todas as acções, é o poder que inspira a realização completa daquilo que se começa. É capaz de transformar a imaginação em acção.
É a sua motivação que proporciona um motivo, uma razão convincente para agir na direcção da sua meta.

Hoje em dia fala-se muito de motivação e de mudanças, mas na prática, tudo continua “igual”!
Muitas empresas tratam de motivação como se fosse “um comprimido mágico” do tipo “tomou e rosolveu”. Contratam palestrantes para darem “um show” e naquele momento, estão todos motivados, dançam, cantam, e depois vão se esquecendo e voltando à rotina. Rotina essa, que "mata" pessoas e empresas.

Entenda que toda motivação é auto-motivação, exige disciplina, e é um processo. Deve construir e manter a sua motivação diariamente, assumindo a responsabilidade por todos os seus resultados.
Existem vários elementos que poderão contribuir para a sua motivação, e vários tipos de abordagens diferentes com relação à este tema.
Como gosto muito das opções descomplicadas e tenho sempre a tendência para simplificar os processos, uma das minhas abordagens preferidas é usar uma lista com as características de uma pessoa motivada.
Poderá reflectir sobre estas características e aos poucos ir desenvolvendo cada uma delas, verá que o resultado final será cada vez mais motivação.

Quando conhece os elementos que são capazes de construir e de gerar a sua auto motivação, conhece também elementos para ajudar as pessoas à sua volta. Ao desenvolver estas características poderá ajudar outras pessoas a fazerem o mesmo.

As principais características de uma pessoa motivada:

• Tem um objectivo bem definido
• Possui disciplina para agir continuamente no sentido da conquista do seu objectivo
• Constrói relacionamentos inteligentes
• Tem Autoconfiança
• Persistência
• Imaginação bem desenvolvida, controlada e dirigida
• Atitude positiva
• Hábito de se manter em uma acção até o alcance da meta

Estas foram as 8 características que apresentei na rubrica “Seja Muito Mais” (pode assistir ao programa -parte 1 e 2 - no separador “vídeos”), acredito que deva também reflectir sobre o desenvolvimento das seguintes características:

• Reconhecimento do mérito e capacidade das outras pessoas
• Hábito de tomar decisões rápidas e definidas
• Capacidade de gerar entusiasmo
• Capacidade de escutar críticas sem ressentimentos
• Capacidade de concentrar a atenção em uma só tarefa de cada vez
• Responsabilidade total por suas acções
• Paciência com as outras pessoas
• Fé!
É fundamental acreditar em si mesma(o) e nos seus sonhos.

A esperança é um ingrediente mágico na motivação, mas o segredo de realizar é entrar em acção!

Lembre que saber e ter conhecimento ou potencial não garante os seus resultados!
Uma semente de maçã contém, potencialmente, uma macieira. No entanto isso não garante que ela vá se tornar uma macieira. É preciso ter acima de tudo, atitude.
Tenha consciência do que está fazendo, do que quer fazer e do que deve fazer.

Desenvolva a sua motivação AGORA!

Escolha na lista acima, 3 características que podem fazer toda a diferença, na busca da sua motivação neste momento. Comece hoje mesmo a assumir ainda mais responsabilidade pela sua motivação e pelos seus resultados.

Aproveite para assistir ou rever o vídeo sobre este tema neste link.

Se desejar, poderá fazer este processo com o apoio e a orientação de um Coach. Temos uma equipa de especialistas nesta matéria, peça mais informações pelo e-mail info@criscarvalho.com ou pelo telefone 92 716 22 06.

Muito sucesso e um excelente 2011!
Cris